Monsenhor Tabosa: Profissionais da educação são agraciadas com a Comenda Maria Manin

comenda maria manin

Na tarde desta quinta-feira (17), a Câmara de Vereadores de Monsenhor Tabosa, realizou sessão solene para a 2ª edição da entrega da Comenda Maria Manin. O projeto que homenageia ícones da educação que muito contribuíram com o município, tem como autora a vereadora Solange Baltazar (PDT).

A comenda tributa honra e faz referencia a memória da professora Maria José Rodrigues Jorge (Maria Manin), pessoa que se dedicou e contribuiu de forma significativa com o desenvolvimento educacional de alunos taboenses  em sua época, foi professora do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), diretora da Escola Municipal e uma líder politica atuante. Maria Manin nasceu em 07/07/1936 e faleceu em 01/08/1977.

Nesta edição foram homenageadas sete professoras, sendo que cada parlamentar tinha autonomia para fazer uma indicação. Ao todo 11 pessoas poderiam ter recebido a comenda, entretanto, os 4 parlamentares que compõem a oposição não fizeram indicação.

Em reconhecimento a significativa contribuição à produção do conhecimento pedagógico e formação cidadã dedicada aos taboenses, foram homenageados:

– Ana Maria lima da Silva
Indicação: Antônio Carlos Marcondes de Oliveira

– Maria Amélia da silva Oliveira
Indicação: Francisca Solange Rodrigues Baltazar

– Maria Araújo Santos
Indicação: José Roberto Farias Porfírio

– Maria Ilca Borges
Indicação: Diego Madeiro Melo

– Maria Ivanilda Alves Torres
Indicação: Antônio Djair Vicente Barbosa

– Rosa Veras de Sousa
Indicação: Valdemar dos Santos Reis

– Teresinha Pereira da Silva
Indicação: Vicente Sampaio Filho

O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, e contou com a presença de seis parlamentares, homenageados e convidados.

Para a vereadora Solange, autora do projeto, foi um momento de justas homenagens, bem como emocionante. “É uma grande honra, reconhecer e valorizar toda e qualquer atuação dos professores e gestores da rede de ensino, bem como as suas práticas educativas que visam disseminar atitudes positivas para a efetivação de uma educação de qualidade, inclusiva e cidadã”