Após decisão do TJCE comarca judiciária de Monsenhor Tabosa é vinculada a Santa Quitéria

forum

Na tarde de hoje (05), em sessão do Tribunal Pleno do TJCE, foi aprovada a resolução que transforma em vinculadas cerca de 40 comarcas judiciárias, dentre elas a comarca de Monsenhor Tabosa.

Para o Tribunal de Justiça o objetivo é otimizar a prestação de serviços em todo o Estado, garantindo atendimento mais célere ao cidadão, que os fóruns permanecerão abertos, com funcionários para atender à população local, bem como estrutura necessária para realização de audiências por videoconferência.

“É importante destacar que nenhuma comarca será fechada. Nem servidores, população, nem os advogados serão prejudicados. As mudanças objetivam aprimorar os serviços à sociedade e tornar a máquina da Justiça mais ágil para responder às expectativas de um Judiciário cada vez mais moderno”, explica presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo.

O desembargador ressaltou que a implantação dos recursos tecnológicos facilita para as partes e advogados porque não precisam se deslocar até a comarca onde tramita o processo. “Hoje o sistema de videoconferência é uma realidade em todas as comarcas do Estado e já no início do próximo ano será concluída a implantação do processo eletrônico nas unidades do Interior. Essas ferramentas encurtam distâncias, reduzem custo para a Justiça, promovem maior transparência e segurança, e possibilitam serviços mais ágeis ao cidadão”, acrescentou.

Já para o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará (Sindjustiça), a matéria, aprovada sem qualquer discussão, trará consequências negativas à população de diversos municípios, uma vez que tende a restringir o acesso da população à justiça.

Para Roberto Eudes, coordenador do Sindjustiça, a medida encarece o acesso à justiça ao povo cearense, aumenta a distancia entre a população e a sede do fórum, e na prática desmonta o judiciário do estado do Ceará, pontua.

Para a advogada Ivone Martins, de Monsenhor Tabosa, embora o fórum permaneça por enquanto, é uma questão de tempo para que a comarca seja extinta totalmente.

Ivone ressalta que irá propor que Monsenhor Tabosa fique agregado a Tamboril, pelo fato de encurtar mais a distância.  

Além da mobilização nos municípios, por meio do contato com prefeitos, vereadores e populares, o sindicato ingressará com ação judicial, destacando a ilegalidade da resolução.